Há uma primeira vez

Pela primeira vez, desde o fim da ditadura militar no País, um governador foi preso no exercício do cargo, depois de ser flagrado recebendo dinheiro de supostas propinas. No último dia 16, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) decidiu cassar o mandato do governador José Roberto Arruda (ex-DEM). No lugar de Arruda, assumiria o vice-governador Paulo Octávio (DEM), que também é alvo de denúncias e, portanto, renunciou ao cargo no mês passado.

Segundo a lei federal, deve ocorrer eleição indireta para escolha do novo governador. O presidente interino da Câmara Legislativa terá 30 dias para convocar eleição indireta a partir do trânsito em julgado da cassação do mandato de Arruda. Vamos acompanhar os próximos passos, afinal é um acontecimento histórico e o escândalo mexeu no cenário político do ano eleitoral – o DEM perdeu seu único governador que tinha chances de se reeleger. Em 3 de outubro 2010, serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais.



O escândalo começou no dia 27 de novembro de 2009, quando a Polícia Federal desmantelou a operação Caixa de Pandora. A PF divulgou vídeos em que os suspeitos aparecem recebendo pacotes de dinheiro que são guardados em bolsas, meias e cuecas.

por Carla Coelho

Nenhum comentário: