Manifesto Político

A conclusão que tiro destas eleições é a seguinte:

José Serra (O Vampiro) perdeu as eleições para... ele mesmo!

1) Rejeitou FHC na campanha. Muitos o vêem como uma ótima pessoa, pelo fato de ser um intelectual.

2) Botou os pés pelas mãos, ao associar-se à Lula como seu sucessor. Colocou diversas fotos dos dois juntos na propaganda eleitoral, como se fossem parceiros. Forçou a barra em tal situação, pois até o mais imbecil via que era mentira. Serra passou 8 anos criticando ferrenhamente o PT e Lula, para agora dizer que era o verdadeiro apadrinhado do "Companhêro"?! Oportunismo é pouco para definir tal atitude, chega a ser um Eufemismo.

3) A Favela cenográfica. Querendo aproximar-se da população de baixa renda, passou a ser chamado de 'ZÉ' simplesmente. E este 'ZÉ', no afã de passar uma imagem de pertencer também ao "povão", teve a brilhante idéia de aparecer numa favela... cenográfica! o 'ZÉ' aparecia ao lado de diversos atores encenando um "churrasco e samba na laje". Não é preciso dizer o quão patética foi esta propaganda. Pô, nem para ir à uma favela de verdade, pagar um dinheirinho para algumas pessoas e encenar a palhaçada...

4) Seu vice, Índio da Costa. Com célebres frases como "O PT tem ligação com o Narcotráfico, com as FARC, TODO MUNDO SABE DISSO" e "A ficha da Dilma é suja... de sangue!", ele se notabilizou como o muro de desarrimo - licença para o neologismo - de Serra. A começar que o mesmo foi imposto pelo DEM e após, começou seus impropérios, um atrás do outro. É a Sarah Palin brasileira.

5) Apelar para a baixaria e o vale-tudo na campanha presidencial. Manter um staff que inventa boatos pela internet sobre a candidata adversária, como: "Dilma matou e roubou na Ditadura Militar", "Dilma tem caso amoroso com Lula", "Dilma é a favor do aborto". Sua esposa, Monica Serra, afirmou ainda que Dilma quer matar criancinhas. Só faltou dizer que ela também as comia, e era braço direito de Lênin.
Uma campanha que muitas vezes extrapolou o limite do bom senso e do respeito, com injúrias a todo instante. Chegando ao ponto de um religioso de Guarulhos mandar confeccionar panfletos anti-Dilma a serem distribuídos. Pessoas da extrema-direita envolvida, com seus conhecidos golpes e mentiras - um deles inclusive faz parte de organização nazista - trabalhando na campanha. Serra quer a Presidência, custe o que custar.

6) Trazer para o debate questões de cunho religioso, somente para ter ao lado setores reacionários da Igreja Católica e Pastores Evangélicos, desses que aparecem na TV fazendo lavagem cerebral nas pessoas. Alardear que é contra o aborto e casamento homoafetivo desperta o preconceito até de gente que não é religiosa e isso pode conseguir votos.
Um verdadeiro retrocesso nas relações civis, que não muda de fato, nada, tendo em vista o Brasil ser um estado laico. Pouco importa a opção religiosa de cada um. Isto não interfere significativamente nos assuntos do Estado.
Mais um erro do Vampiro: Levantar, da maneira mais leviana e preconceituosa possível, temas delicados unicamente para conseguir votos.

7) A Soberba. Este, talvez, seja o principal erro dele. Pensar que pode passar por cima de tudo e todos, e deter o controle sempre. Se é contrariado, puxa o tapete. Quem trabalhou com ele, ou conhece quem trabalhou, sabe de sua personalidade extremamente autoritária e intolerante. Os casos mais recentes são o dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli na TV Cultura. Um fez uma pergunta sobre os pedágios no Estado de São Paulo, e outro fez uma matéria sobre os mesmos. Ambos foram demitidos de seus cargos, mas após a notícia vazar na imprensa e "pegar mal", foram realocados em outras funções. Vale lembrar que o Governo do Estado de S. Paulo tem influência direta no Conselho Curador da TV Cultura.
Vendo estes erros crassos - pueris até - da campanha de Serra, pode-se deduzir que seu staff não iria contra suas decisões dos rumos da campanha, mesmo estas parecendo esdrúxulas.

Muitos dos votos deste homem não foram para ele, mas sim, contra Dilma Rousseff. Ainda perdura aquela velha coisa de "Eu não gosto do PT porque....ééé.... ahhh, sei lá... porque sim, não gosto!" em várias pessoas. E a opção que a grande mídia - que esqueceu de vez da Imparcialidade - nos bombardeia, é o candidato do PSDB. E o sujeito que não está afim de pesquisar outro candidato, ver as propostas enfim... acaba fazendo o que a TV manda.

Não obstante, no 2º turno, estar ocorrendo isto com a Dilma também, tendo em vista ela ser a única opção de quem não vota de jeito nenhum em Serra, o Vampirão.

Só fechando o assunto, o que me encantou de verdade, foi o debate aberto com várias possibilidades. Antigamente só tínhamos o debate da TV para decidir, e opiniões de algumas pessoas. Hoje temos a Internet, que nos possibilita conhecer os candidatos, pesquisá-los, confrontá-los com perguntas, ter maior contato com os mesmos e trocar idéias com outras pessoas. Conhecer outros pontos de vista.
Isto foi altamente positivo, e a tendência é continuar.
Mais tarde, postarei alguns links de sites interessantes para acompanhar o que seu candidato anda fazendo após a eleição, em quem você votou, quais as propostas que ele apresentou, quais ele votou, enfim... seu comportamento político no geral.

Forte abraço a quem lê, e sejamos humildes sempre! Para não perder as eleições, XD.

Nenhum comentário: