Qual o nosso problema com os bolivianos?

O episódio que envolveu o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi o estopim pra me fazer vomitar o texto abaixo. Uma reflexão que há tempos venho fazendo: Sobre o preconceito contra estrangeiros no Brasil.

Qual o nosso problema com os bolivianos? Por que tratamos nossos vizinhos com tanta hostilidade e desprezo? Hoje, além do preconceito, matamos. Física e emocionalmente.

Repetimos a história diariamente. Os escárnios que antes fazíamos com os italianos, os judeus, os chineses hoje são com nossos hermanos. Negros, pobres, mulheres e todas as “minorias” que defendo com unhas e dentes, vejo repetindo o discurso de seus carrascos. Degradando e denegrindo todo um povo.

Qual o nosso problema com os bolivianos?

Indo pela rota mais fácil, pedagogos e pedagogas que cagam regra, mas na prática ignoram, por exemplo, a obra de Paulo Freire, excluindo ao invés de integrar. Toda uma cultura devorada, estraçalhada pelo preconceito ou pela preguiça ou pela falta de estrutura. Brigou-se pela obrigatoriedade da inserção da cultura afrodescendente nas escolas, porque somente neste século é que “enxergaram” a importância do negro na sociedade. Com luta e suor, ainda se sofre e se questiona tão relevante parte deste Brasil. Mas mesmo assim, acabamos com a crença e valores do outro.

Na primeira infância é onde tudo se transforma e vejo professores e professoras discriminando, criminalizando a língua, as roupas e os trejeitos de crianças em formação. Isso sim é um crime hediondo. É matar todos os ancestrais e futuras gerações de um povo. É fazer dessa criança, desde o seu nascimento, objeto e não sujeito no mundo. É diminuir, é humilhar, é transformá-las em nossos serviçais durante toda a sua caminhada. É fazer com que ela tenha medo e perceba que nem ela e nem a família dela são bem quistas por aqui.

Qual o nosso problema com os bolivianos?
Qual o nosso problema com a cultura do outro?
Qual o nosso problema em receber e acolher as pessoas?
Qual o nosso problema em nos reconhecer no outro?
Qual o nosso problema com a palavra RESPEITO?
Qual o nosso problema?
Qual?

Sobre os acontecimentos com Evo Morales aqui.

Nenhum comentário: