Exagerada? Eu?



Outro dia desses me chamaram de “exagerada” ao postar uma matéria onde dizia o quanto é difícil ser mulher por essas terras. Não me assusta quando o comentário vem de um homem, porque realmente deve ser bem complicado esse tipo de entendimento, já que não sofre na pele. E não me enerva mais me chamarem de histérica, por ser feminista.

Talvez ainda não esteja claro para uma grande parcela da sociedade, o quanto a mulher é discriminada e sofre todos os tipos de violência, dentro e fora de casa. Mulher é assediada física e moralmente, desde o momento que acorda e sai pra trabalhar. Quando o salário dela “ajuda” na renda ou quando o marido “ajuda” nas tarefas do lar. Não há igualdade de oportunidades nem em casa e nem no salário.

E não adianta inventarem leis. Porque há leis que são criadas apenas para mascarar o real problema da sociedade: o machismo. A culpa não é da mulher quando é molestada no metrô. É o machismo que faz com que filhos não sejam educados a respeitarem seu próximo. Camuflar o problema, criando uma lei que segrega mulheres e homens de vagões nos trens é, mais uma vez, culpabilizar a mulher por existir.

Ditar padrões de beleza e regras sociais é, desde sempre, uma violência. “Menina, você está virando mocinha. Feche já essas pernas!”. Por quê? É mais fácil doutrinar a menina, ensinando a ser uma princesa da Disney, do que dizer ao seu filho para respeitar as escolhas dela.

“Menino, homem não chora!”. Por quê? O machismo não faz mal somente para as mulheres, faz mal, muito mal também, para os homens. Quantos meninos foram e são reprimidos por pais conservadores e ignorantes? Ou você também é daqueles que acham que meninos que dançam ballet ou brincam de boneca “viram” gays?

Dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) revelam aumento da formalização das denúncias. Os atendimentos da central subiram de 43.423 em 2006 para 734.000 em 2010, quase dezesseis vezes mais (fonte: Portal Brasil). E esses dados são de 2010!

Isso tudo é culpa sua, minha, dos nossos pais, enfim da forma como essa sociedade está estruturada. No Brasil é cultural culpar a moça de decote, que anda sozinha na balada, que apanha do marido (apanha porque quer, né?!), que não se capacitou suficientemente pra ganhar mais, que pariu três filhos e tem que trabalhar fora pra ajudar na renda e ainda lavar, passar e cozinhar, que não quer ter filhos, que é inteligente e feia, por isso não vai casar, que é bonita demais, por isso usa o corpo pra se promover etc etc etc.

Posso dissertar aqui páginas e mais páginas sobre falta de direitos, violência contra mulher e feminismo. Mas daí deixaria de ser um post. Talvez faça isso mesmo, porém em partes. Excesso de informação também confunde.
O que vim dizer aqui é que falta muito, muito mesmo para que essa igualdade entre mulheres e homens aconteça. Não posso ignorar as conquistas, afinal, até outro dia não votávamos. Porém não dá pra esquecer a trajetória das lutas, o que ainda há por fazer e que às vezes desanima, quando me deparo com “cegos sociais”.

No fim das contas, o “talvez não esteja claro” de lá de cima, seja, infelizmente, um "com certeza"...

Nenhum comentário: