Dez de novembro, mais um dia que o Brasil guarda na escuridão

Às 22h13 a Usina de Itaipu fica às escuras. Tinha que ser treze, tinha que ser Brasil.
Inicialmente, parecia ser local, mas à medida que as noticias chegavam ao rádio, percebia-se que a situação tinha tomado proporção desconhecida.
Segundo informações fornecidas pelas rádios, o desligamento da UHE Itaipu deixou 18 estados do Brasil e o Distrito Federal, além de algumas cidades do Paraguai, sem energia elétrica.
As cidades foram tomadas pelo caos. Cruzamentos fechados, pessoas nas ruas, presas nos metrôs, e maioria delas sem ter como voltar para casa. Uma cena cinematográfica de horror.

Em coletiva, aproximadamente 30 minutos após o apagão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirma que as condições climáticas da região causaram o blecaute, e descartou a hipótese de fraude. Entretanto, após a declaração do ministro, diversos centros de metrologia asseguraram que o clima na região da Usina de Itaipu estava em perfeitas condições.

Quem ouviu o rádio durante as duas primeiras horas do apagão, pode notar o desespero dos ministros, governadores, prefeitos. Ninguém sabia realmente o que havia ocorrido, e menos ainda quando tudo voltaria a funcionar.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, tomado desespero chegou a mencionar um possível feriado no dia seguinte.

Passado as confusões e com a energia restabelecida, na manhã de 12 de novembro as manchetes nos principais jornais do país retratavam em títulos vagos e fotos artísticas o blecaute, como no O Estado de São Paulo – Governo atribui a apagão a raios; para especialistas, rede é frágil e o Correio Braziliense – O país no escuro.

A assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia divulgou a criação de um grupo de trabalho, para acompanhamento das análises associadas a esta perturbação. Após reunirem-se, concluíram que a origem do apagão, além do reconhecimento da solidez do sistema e da boa gestão operacional do SIN, foram determinadas também ações para aprofundamento da análise da ocorrência.

Ainda não se sabe o que ocorreu. Todas as informações são breves e sem aprofundamento.

Lamenta-se, não apenas pelo apagão - seja ele causado por condições climáticas ou fraudes – e sim, pela falta de planejamento e de uma solução emergencial.

Vamos aguardar!

Nenhum comentário: